Arquitetos, contadores, dentistas, fotógrafos, gestores de tráfego, profissionais da área de marketing.
É muito comum que estes profissionais não possuam contratos com seus clientes quando iniciam a prestação de seus serviços. E é ainda mais comum buscarem “modelos” na internet para aplicarem aos seus próprios negócios, sem a devida orientação por um advogado.
Mas é preciso ter cuidado: um contrato de prestação de serviços vai além de meras palavras escritas no papel.
Um bom contrato com clientes é a base para uma parceria bem-sucedida e para a proteção de ambos os lados, tanto do profissional quanto do cliente.
Alguns motivos pelos quais os prestadores de serviços e os profissionais liberais deveriam se preocupar com seus contratos:
- Clareza reduz conflitos: Um contrato claro e bem escrito define o tipo de serviço e a forma como ele será executado, alinhando expectativas e evitando mal entendimentos que podem prejudicar a reputação do profissional e seus ganhos.
- Protege seu negócio: Resguarda o prestador em caso de atrasos de pagamento e cancelamentos repentinos, com previsão, por exemplo, de multas contratuais.
- Define etapas e prazos: Impede que o profissional precise trabalhar além do acordado, mantendo seu tempo e os recursos sob controle.
- Solução para conflitos judiciais: No caso de problemas que acabem em uma discussão judicial, um contrato sólido será a melhor defesa do profissional.
Contratos de prestação de serviços são únicos.
Precisam ser escritos e revisados de forma personalizada a atenderem às reais necessidades de cada profissional e ao ramo de atividade do negócio, incluindo cláusulas específicas para cada área.
Para orientações sobre contratos e como eles podem beneficiar seu negócio, nosso Escritório está à disposição para auxiliá-lo.
Entre em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento abaixo:
Tel./WhatsApp: (51) 99534-33448
E-mail: contato@lauravieira.adv.br
Será um prazer ajudar.