Contrato pré-constituição de startups: você e seus sócios precisam de um!

Na dinâmica e acelerada jornada das startups, onde ideias brilhantes se transformam em realidade, é crucial se estabelecer alicerces sólidos desde o início, especialmente se a sua startup está em fase de desenvolvimento da ideação ou iniciando a validação de um MVP (produto mínimo viável).

Os Contratos pré-constituição de sociedade, mais conhecidos como Memorandos de Entendimentos (MoU – Memorandum of Understanding), desempenham um papel vital nessa fase inicial, oferecendo segurança e proteção para os empreendedores.

Protege a sua ideia:

Antes da formalização da sociedade empresária na junta comercial, o Memorando de Entendimentos serve como uma espécie de garantia entre os founders da startup (fundadores), protegendo ideias, protótipos, além de questões relativas à propriedade intelectual. É possível que sejam feitas definições como deveres de sigilo e de confidencialidade entre os envolvidos na ideação do modelo de negócio, bem como resguardar eventual concorrência desleal, reduzindo o risco de roubo de ideias e de disputas indesejadas.

Constrói uma base sólida:

Neste estágio inicial, o Memorando de Entendimentos, apesar de oferecer uma estrutura flexível que pode delimitar condições futuras para a formalização ou não da startup como uma empresa na junta comercial, já pré-determina algumas atribuições específicas e responsabilidades de cada um dos fundadores. Igualmente, é possível serem definidos prazos e percentuais de capital a ser investido ao longo das fases do desenvolvimento da startup. Essas definições oferecem bases para o desenvolvimento e para o crescimento da sociedade, reduzindo discussões entre os founders e gerando maiores chances de a startup prosperar.

Serve de ponte para o futuro da startup:

O Memorando de Entendimentos não é apenas um documento, mas sim uma ponte para o futuro da sociedade empresarial, pois antecipa questões que serão formalizadas no Contrato Social ou no Acordo de Sócios. Isso simplifica o processo de constituição da empresa, economizando tempo e evitando potenciais desentendimentos.

Nosso Escritório está preparado para auxiliar você e seus sócios nessa jornada:

Nosso Escritório entende o universo dinâmico das startups; sabemos da urgência e da agilidade que são necessárias para o desenvolvimento de um modelo de negócios inovador.

Por isso, buscamos uma comunicação direta, rápida e simples com o empresário, para auxiliá-lo na elaboração de seus contratos, reduzindo riscos futuros que podem impactar negativamente no seu negócio e financeiramente no seu bolso.

Nosso objetivo é gerar maior segurança para empresas e para startups, em um ambiente que sabemos ser de extrema incerteza e volatilidade.

Proteja suas ideias, fortaleça suas parcerias e construa o futuro da sua startup com mais tranquilidade.

Entre em contato:

Tel./WhatsApp: (51) 99534-3448

E-mail: contato@lauravieira.adv.br

Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário